TEATRO: O Requerimento de sêneca

O suicídio e morte de Sêneca, tela de Manuel Sánchez, Museu do Prado, Madri.

A Frankfurt Produções apresenta sua nova produção com texto e direção de Francis Ivanovich: O REQUERIMENTO DE SÊNECA, com OS ATORES Giuseppe Oristanio e Leonardo Franco.

SINOPSE

O Requerimento de Sêneca é espetáculo teatral inédito, com 1 hora de duração, que conta a história de Alberto Durkheim, analista sênior, que há 30 anos trabalha numa repartição pública federal do Estado, que tem a missão de analisar bizarro requerimento de suicídio, cujo deferimento dependerá de uma entrevista com o respectivo requerente, e se aprovado, o mesmo não terá seus bens penhorados e o seu nome e de sua família não serão manchados. Um dos requerentes é Sêneca Lucio, importante escritor de telenovela, rico, famoso, jovem e com saúde, aparentemente sem problemas na vida, que se confrontará com Durkheim, um homem simples, cumpridor dos seus deveres, que ama a vida e tem uma doença terminal.

O projeto:

O Requerimento de Sêneca discute um tema ainda tabu na sociedade brasileira e mundial: o suicídio. Esta peça quer debater a questão este problema de saúde pública que é um dos mais sérios e que atinge principalmente jovens de todas as classes sociais.

Justificativa

Recentemente um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados debateu e debruçou-se sobre um estudo que indica o aumento de suicídio, automutilação e problemas psicológicos entre os jovens no Brasil, durante audiência pública. O suicídio vem se transformando numa epidemia entre os jovens e adultos, servindo este espetáculo para o debate sobre tema ainda tabu. O psiquiatra Humberto Müller apresentou dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Ele disse que acontecem 16 milhões de tentativas por ano no mundo.

“No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes”, explicou. A peça confronta o público com os valores da nossa existência e ao mesmo tempo debate este tema que encontrou nos Filósofo Sêneca e Camus uma reflexão profunda.

A peça não é um drama, pelo contrário, há muito humor, sua estrutura pode ser comparada ao que generalizadamente se denominou teatro do absurdo, na linha de autores como Ionesco e Beckett. O Requerimento de Sêneca traz à publico o debate sobre este tema que a sociedade insiste cerrar os olhos.

Elenco

Leonardo Franco e Giseppe Oristanio:

Ficha Técnica:

Autor e Diretor: Francis Ivanovich

Elenco: Giusepe Oristanio e Leonardo Franco

Iluminação: Cesar Germano

Figurino: Victória Ivanovich

Cenário: Francis Ivanovich

Assistente: Pedro Alonso

Assistente de Produção: Filippe Neri

Marketing Digital: Luíz Magalhães

Vídeo e Fotografia: Luiz Assis e Raphael Bocanera

Produção: Frankfurt Produções.