EnsinoemCena no Ler para Valer

A Cia Teatral EnsinoemCena, da Frankfurt Produções, está participando do LER 2021 – O Festival do Leitor que chega à sua 4ª edição e ampliada para todo o estado do Rio de Janeiro com o Circuito LER PARA VA-LER, se firmando como o maior evento literário do país, com a missão de democratizar a literatura para todos os públicos e gerações, a LER é um encontro sobre livros e ideias em que cada visitante se sente parte integrante dessa experiência.

A EnsinoemCena apresentará de 13 a 20 de novembro, sempre às 10 horas, o seu sucesso, há mais de 15 anos em cena, PROFISSÃO POESIA, texto e direção de Francis Ivanovich, tendo no elenco os atores Filippe Neri e Bruno Zukoff. A peça Teatral utiliza da Literatura para falar sobre escolha profissional na época do ENEM.

Um jovem estudante do ensino médio está em dúvidas sobre qual profissão vai escolher para seu futuro. Ao tentar relaxar numa praça pública, ele se depara com uma estátua de um grade poeta da língua portuguesa. Em sua imaginação, essa estátua ganha vida e eles começam a dialogar sobre a vida, a poesia, o futuro.

Os atores Bruno Zukoff e Filippe Neri no espetáculo Profissão Poesia, de Francis Ivanovich, há mais de 15 anos em cena, no Festival LER PRA VALER 2021.(foto de Mila Barroso @milabarroso)

O Circuito LER PARA VA-LER 

P circuito inicia seu roteiro na serra Fluminense na cidade Petrópolis, em 13 de novembro, com uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais. Serão oito dias de programação intensa e multidisciplinar em cada cidade. Encontros entre diferentes autores e profissionais de áreas diversas como a da justiça, psicanálise, astronomia, entre outros. Nomes da cena nacional estarão presentes, como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Luly Trigo, Braulio Tavares, Clara Alves, entre outros.

O Circuito abraça as 14 regiões do estado, ampliando fortemente o acesso às atividades multiculturais e investe na formação de novos leitores, sobretudo crianças, adolescentes e jovens e valorizando alunos e professores fluminenses. São 14 regiões contempladas,92 municípios envolvidos, durante 8 dias de eventos que focam emmilhares de jovens e crianças do ensino médio, fundamental e básico, além de educadores e mediadores de leitura.

O objetivo da LER é transformar cada local em que passa em uma Vila Literária e Cultural. O Circuito LER PARA VA-LER é inclusivo, abrangente, democrático e oferece ao público uma programação multicultural reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura. É o primeiro festival que contempla todo o estado, da região metropolitana ao interior.

A acessibilidade e a inclusão são alguns dos pontos fortes da LER, que trabalha em todas as suas edições atividades como as leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.

Programação do evento: https://www.lersalaocarioca.com.br/wp-content/uploads/2021/11/programacao-circuito.pdf