Arte e Educação não podem andar separadas, Bullying, Tô Fora! e Você não Está Sozinho, Sucesso há mais de uma década formando plateias e combatendo a violência
O projeto, desenvolvido pela Firjan SESI, com patrocínio da GSK e parceria da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), trabalha temáticas sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), Aids, gravidez na adolescência, violência e bullying, com jovens em situação de vulnerabilidade social, utilizando a arte como fio condutor.
O objetivo é servir de instrumento gerador de oportunidades de lazer, cultura e informação, que impactem na educação e nas perspectivas dos estudantes com relação a esses temas.
O projeto existe há mais de uma década, e 150 mil alunos da rede pública de ensino já foram contemplados, o espetáculo Bullying, Tô Fora, texto, músicas e direção de Francis Ivanovich, com a cia Teatral Ensinoemcena faz parte deste projeto, abaixo um trecho do espetáculo de sucesso.
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO
A prevenção ao suicídio é o tema da peça “Você não está sozinho”, escrita e dirigida por Francis Ivanovich, criador da Cia Teatral Ensinoemcena, que desenvolve trabalhos voltados para o público infanto-juvenil. O espetáculo que têm a delicada missão de abordar um assunto que, além de ser um tabu social, ainda representa um grande drama em muitas famílias. A peça será representada em outras três escolas do Rio de Janeiro sob o projeto Atitude Positiva do Firjan SESI.
“Foi um texto bem difícil de escrever e criar cenicamente, pois trata de um tema ainda tabu para a sociedade e de complexa abordagem. Recorri até ao ritual de uma partida de tênis para falar em cena sobre a temática”, confidenciou Francis Ivanovich, que escreveu a peça tomando o universo do tênis como um dos elementos para explorar a temática. Segundo o diretor, a escolha impôs um árduo trabalho de escrita e elaboração cênica.
Ivanovich esclarece que a ideia de incorporar a realidade do jogo se deu pela possibilidade de usar os seus lances como alegorias aplicadas na lógica dos diálogos.